CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

nossa história

Durante a segunda metade da década de 1970, o Consulado Geral da Espanha e a então Agregadoria Laboral (atual Assessoria de Trabalho, Migrações e Seguro Social – “Consejería de Trabajo, Migraciones y Seguridad Social”) organizaram uma série de Colóquios da Imigração espanhola, os quais reuniram um número significativo de emigrantes espanhois e que serviram para detectar as preocupações e sonhos dos espanhóis radicados em São Paulo para, a partir daí, gerar uma estrutura social que os atendesse.

 

Como resultado desse pontapé inicial e após vários anos de trabalho, em 11 de novembro de 1981 iniciaram-se as atividades da “SOCIEDADE BENEFICENTE ROSALÍA DE CASTRO” de São Paulo, cujo objetivo principal era valorizar e dignificar o imigrante menos afortunado, protegendo os idosos necessitados e os socialmente marginalizados, para os quais a imigração era uma realidade dura e complicada.

 

Desde então, passaram-se mais de 40 anos de atividade ininterrupta, que nos ajudaram a adquirir uma grande experiência e uma boa estrutura formada por nossa atual sede, uma equipe de profissionais e um grupo de voluntários com os quais temos realizado conjuntamente o nosso trabalho assistencial.

ATUALIDADE

Paralelamente ao ocorrido na Europa, o envelhecimento da população brasileira é uma realidade crescente que gera demanda por novas infraestruturas e serviços. No Brasil, a cada cinco anos o número de idosos aumenta em 20%.

Por outro lado, em nossa sociedade civil há uma crescente consciência social que gera maior interesse de envolvimento em projetos com impacto social. Especialmente aqueles que procuram cuidar das pessoas mais vulneráveis.

Assim sendo, apostamos em consolidar o sonho almejado que a Sociedade possui desde a sua criação, o qual consiste em que São Paulo tenha um CENTRO DE CONVIVÊNCIA com forte cunho espanhol que atenda dignamente a comunidade hispano-brasileira que funcione cinco dias úteis por semana e atenda o maior número de pessoas, com a melhor qualidade de serviço possível, mantendo a atual distribuição de cestas básicas de alimentos e o fornecimento de medicamentos.